Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
RICARDO BELLINI EXPÕE 'THE FUTURE ANGEL'
 
O fotógrafo Ricardo Bellini está entre os 15 artistas que irão participar da exposição ‘Vernissage Coletiva’, de 14 a 28 de março no Coletivo Labs (Marechal Floriano, 1083). No espaço, Ricardo deixará expostas cinco telas que reproduzem o experimento fotográfico intitulado ‘The Future Angel’, baseado na hibridização de elementos de design e moda, com propósito autoral. O ensaio foi protagonizado pela modelo Gabriela Rhein e produzido em parceria com o designer de moda João Maraschin, que atua em produções fotográficas explorando a moda como mecanismo de expressão cultural. O projeto tem patrocínio da Go Image, com make up de Daiane Montes e arte final de Carol Ferreira. Em tempo: nesta quinta-feira, 6 de março, Ricardo abre a exposição ‘Metamorfose’, na Galeria de Artes do Ordovás.
 
         
BEBA MENOS, BEBA MELHOR
 
"Beba menos, beba melhor". É o ótimo e sensato slogan criado pela cervejaria Abadessa. Mais do que um slogan, virou um lema para aqueles que apreciam as verdadeiras cervejas. E dessa bebida o sommelier de cerveja Rodrigo Kahler entende muito! Tanto é assim que o caxiense, sócio-proprietário da Selezione Bier Shop - loja especializada em cervejas, em Caxias do Sul - participa, nos próximos dias 8 e 9 de março, do 1° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em São Paulo. Entre 150 inscritos de todo País, Rodrigo vai testar seus conhecimentos e suas habilidades na degustação e identificação das centenas de tipos de cerveja existentes no mundo. Tudo diante de um júri super qualificado, formado por mestres no assunto, vindos de países como a Alemanha, que faz parte de um dos mais importantes núcleos cervejísticos do mundo. Depois, o sommelier caxiense segue para Blumenau para adquirir ainda mais informações sobre o universo da bebida no Festival Brasileiro da Cerveja.


 
         
FESTA DA UVA 80 ANOS
 
 Filme sobre os 80 anos da Festa da Uva terá duas exibições ao público

 
Lançado em Caxias do Sul no mês de janeiro, o filme-documentário 'Festa da Uva 80 Anos - A Celebração de uma Identidade' terá duas exibições gratuitas ao público durante a festa: dia 25/02, às 21h e dia 4/03, às 22h, junto ao Espaço Som e Luz, no Parque de Eventos. Dirigido por Airton Soares, da CDI Filmes, de Porto Alegre, o longa-metragem resgata a história da festa por meio de imagens e fotografias de acervos pessoais e públicos, imagens produzidas nas edições da festa de 2010 e 2012, além de depoimentos de historiadores e pesquisadores da área como Cleodes Piazza Julio Ribeiro, Luiza Iotti e Véra Stedile Zattera, além de produtores de uva (na foto, Euclides Venturin), jornalistas e empresários. As cenas mais atuais foram gravadas no ano passado em Caxias do Sul e na Itália, em cidades como Gênova, Turim, Verona, Vicenza e Milão.
 
BAILARINA CAXIENSE NA CALÇADA DA FAMA DE JOINVILLE
 
A bailarina Natália Colombo, 14 anos, integrante do Ballet Margô e da Cia. Matheus Brusa, de Caxias do Sul, agora está na Calçada da Fama do Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Natália ingressou na dança em 2010 por meio do projeto ‘Bonecos – Sonhos e Memórias’, do Ballet Margô. Aprovado pelo Financiarte, na época o projeto concedeu bolsas de estudo a 29 estudantes de escolas públicas e centros educativos e assistenciais da cidade, que foram selecionados e passaram a fazer aulas de dança gratuitas na escola. Dentre eles, Natália, que na edição de 2013 do Festival de Dança de Joinville – o maior do mundo – recebeu prêmio de Melhor Bailarina do evento, com apenas três anos de dedicação à dança.
 
         
CIA. MATHEUS BRUSA EM JOINVILLE
 
 Grupo de Caxias do Sul leva à capital da dança arquivos coreográficos
desenvolvidos ao longo de oito anos 

Depois de ter passado pelo 20º Porto Alegre em Cena, pela Mostra de Dança Exercícios Cênicos, em Florianópolis e pelo 4º Caxias em Movimento, em Caxias do Sul, o espetáculo ‘Arquivo – Instância 5’, da Cia. Matheus Brusa segue seu projeto de circulação iniciado em 2013 e aprovado pelo edital Financiarte/2012, da Prefeitura de Caxias do Sul. Desta vez, será apresentado nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2014, às 20h30, no Teatro Juarez Machado, em Joinville.

‘Instância 5’ mostrará estudos flutuantes, móveis e abertos à atualizações, resultados das pesquisas em dança contemporânea que vêm sendo realizadas pelo grupo há oito anos. “Essa definição vem do pensamento de ‘como’ as coisas importam, e não simplesmente ‘o quê’ importa. Sempre existe algo a ser explorado. É uma brincadeira sem fim”, reflete o diretor Matheus Brusa, que recebeu o prêmio de Coreógrafo Revelação do Festival de Dança de Joinville em 2012. Já na edição do ano passado, o bailarino David Cruz foi indicado ao prêmio Revelação e Natália Colombo recebeu o prêmio de Melhor Bailarina do festival. Ambos são integrantes da Cia. Matheus Brusa.

A organização cênica proposta pelo grupo a partir de seu arquivo coreográfico apresentará seis obras coreográficas. Além dos bailarinos, os músicos que integram a Cia. irão executar a trilha sonora no palco. À exceção da obra inédita Hipotálamo, que teve sua estreia no Porto Alegre em Cena, o repertório do espetáculo é composto por readaptações nas coreografias, na iluminação, na trilha sonora e no figurino do grupo. E se toda a obra tem uma mensagem (que pode ser transmitida de várias formas), a questão que a Cia. Matheus Brusa levanta é: quão conscientes estão as influências de cada pesquisa e o que elas podem representar e/ou apresentar. “No nosso trabalho, a mensagem, muitas vezes, é um pouco mais explícita, até pelo uso da linguagem teatral como grande influenciadora”, revela Brusa.

A possibilidade de escolher qualquer temática para trabalhar dentro de um processo de concepção coreográfica e, a partir disso, passar a ter conhecimentos variados, é o que mais fascina o coreógrafo na dança contemporânea. Ele acredita que o bailarino possui autonomia no desenvolvimento do processo, a partir do momento em que assimila os pensamentos conceituais e físicos em pouco tempo. “São pensamentos básicos da parte física, assim como de movimento/tempo/espaço, e a própria intenção de movimento, ou seja, a postura/interpretação/expressão. Assim, acontece a ligação entre o pensamento físico e o emocional”, diz.

AS OBRAS COREOGRÁFICAS - Desde a formação do grupo, 34 obras resultantes de 23 pesquisas já foram concebidas e apresentadas em 11 espetáculos e também de forma fragmentada em festivais de dança. Em 2013, a Cia. já esteve nos eventos A Dança Fora de Si, em Pelotas (RS), Festival de Dança de Joinville e Noite dos Campeões (Festival de Dança de Joinville), realizado no Teatro Ibirapuera, em São Paulo, e na Jornada da Dança, em Salvador. 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Ballet Margô e Cia. Matheus Brusa | 54 3222.5338
Matheus Brusa
54 9183.9102 | ciamatheusbrusa@gmail.com
Katherine Brusa (produtora cultural)
54 9166.9771 | katibrusa@gmail.com



 
         
Página: « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 »
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação