Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
PAULO RIBEIRO LANÇA 'O PASSO DO SOCORRO'
 
Ainda na quarta série, ele era o primeiro a terminar as redações. Em apenas 15 minutos, os textos estavam prontos para surpresa da professora de Português. Na adolescência, trocava os encontros com os amigos em Bom Jesus para mergulhar nos livros. Já havia descoberto sozinho o mundo da leitura. E assim, por instinto, leu clássicos como Meu Pé de Laranja Lima, Grande Sertão Veredas e as obras completas de duas de suas principais referências literárias: Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. O interessante de toda essa história é que naquela época não havia livraria em Bom Jesus, e Paulo Ribeiro articulava toda a operação de compra dos livros por reembolso postal, tamanha era sua vontade de ler, ler e ler. “E é a descoberta do prazer da leitura que leva à escrita”, reflete o escritor.

Com 25 anos de carreira literária e 13 livros já lançados (o mais recente foi o ‘O Cabelo de Dalila’ em versão digital), Paulo - que também é professor do curso de Comunicação Social da UCS - segue adiante com ‘O Passo do Socorro’ (Ed. Belas-Letras), via Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul. O segundo livro de poemas da trajetória de Paulo como escritor foi lançado no último dia 12 de abril, na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul, e terá outro lançamento, no dia 21 de maio, às 20h, na Palavraria Livraria e Café, durante a Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoA Literária).

Com ilustrações do próprio autor, o fio condutor de ‘O Passo do Socorro’ é o movimento que há entre o cotidiano (passo) e um possível sentido para a vida (socorro). “O socorro é a poesia. Ela vem para nos salvar. É o que sobra dessa trajetória, porque precisamos de alguma razão para estarmos aqui. E quem nos dá essa razão é a poesia”, enfatiza. Conforme Paulo, as gravuras do livro reforçam a reprodução do cotidiano que há por detrás do movimento da escrita. “Quando eu dou esse impulso, eu estou representando. Os poemas e as gravuras são uma representação da realidade”.

‘O Passo do Socorro’ contém poemas escritos desde 2007, oriundos do blog Vitrola dos Ausentes. Além da peculiaridade das gravuras, é um livro para ser degustado. Na forma como foi escrito, é uma poesia questionadora, com nada de respostas, uma narrativa mais solta, com frescor nas palavras e textos arejados, muito próximos da crônica.

E se “autores são atores, livros são teatros”, como disse o poeta norte-americano Wallace Stevens, para Paulo Ribeiro a poesia é, sim, puro teatro: “é a representação do cotidiano que a gente não consegue dar conta, mas quer encontrar um sentido para isso. É o caminho que ultrapassa a realidade para ir em busca de uma outra direção para a vida”.

SERVIÇO
Lançamento 'O Passo do
 Socorro'

Em Porto Alegre
Quando: 21/05/14
Horário: 20h
Local: Palavraria Livraria e Café (Vasco da Gama, 165 – Bom Fim)


OUTRAS INFORMAÇÕES
Paulo Ribeiro
54 3228.2749 | 9112.8998
pauloribeirocxs@hotmail.com
www.vitroladosausentes.blogspot.com/



 
 
         
PURA OUSADIA LANÇA PRIMEIRO CD EM ABRIL
 
Em 2009 um grupo de amigos do bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, juntou-se para tocar um pagode nas festas da turma. Na época, a iniciativa partiu de Mateus Hoffmann, que tocava cavaquinho. Com o sucesso que começou a fazer entre os mais chegados e chamando a atenção de produtores do ramo, a galera não demorou a se empolgar e levar a brincadeira a sério com a lista de shows que foi surgindo nas principais casas de pagode da cidade. “Começamos por diversão mesmo, na escola. Resolvemos ver qual era o ritmo que todos gostavam. E era samba. Na época a gente até brincou: tocar ninguém sabe, mas vamos tentar”, lembra, em meio à risadas, Mateus Hoffmann, o Mateuzinho, que hoje toca violão no Pura Ousadia.

Oficialmente, o grupo foi formado dois anos depois, em 2011, com a entrada do cavaquinhista Samuel Bállico e do vocalista César Linck, que já tinham experiência em outros grupos. No caso do vocalista e compositor César Linck, a relação com o pagode começou com uma simples fita cassete, comprada pela mãe numa loja de R$1,99. Entre as várias fitas, a do grupo SPC, com o vocalista Alexandre Pires à frente, ídolos de César. “Tudo começa pelo nosso gosto musical. Tocamos aquilo que curtimos, com refrãos simples, por meio de letras próprias inspiradas em histórias de amigos e que se tornaram canções de amor”, conta César.

A trajetória do Pura Ousadia ganha reforço com o lançamento do primeiro CD via Financiarte. Com a maioria das 11 faixas do CD românticas, o pagode até pode ser dolente, mas no caso do Pura Ousadia também existe alegria. O show de lançamento de ‘Sintonia Perfeita’ será no dia 12 de abril, às 23h, no Taha’a, em Caxias.

No álbum, gravado no Estúdio Jardim Elétrico, em Farroupilha, os rapazes do Pura Ousadia - formado por César Linck (cantor e compositor), Júlio César Palhano (tantan e backing vocal), Anderson Hoffmann (pandeiro e backing vocal), Samuel Bállico (cavaquinho e backing vocal) e Mateus Hoffmann (violão) – tentaram trazer um pouco dos ritmos relacionados ao pagode que eles gostam de ouvir e tocar.

Para embalar ainda mais as canções, o grupo traz uma banda de apoio formada por Cleison Rodrigues (surdo), Lucas Faria (bateria), Jean Pascoal (reco-reco e cuíca), e Paulinho Campos (baixo e backing vocal). “Tentamos encontrar a melhor forma de agradar a todos, tocando desde samba, partido alto, swing (samba rock), pagode alto astral e romântico”, diz o vocalista César Linck.

Agora, o maior sonho dos guris do Pura Ousadia é ouvir o som que eles tocam, só que na mídia nacional. É ter a oportunidade de trabalhar como músico, de viver apenas da música. “Queremos representar nossa cidade País afora, porque é muito bom fazer o que gostamos e, a cada dia, queremos melhorar, nos aperfeiçoar, pra levar o nosso balanço e a nossa alegria ao público”, afirma César.
 
         
RICARDO BELLINI EXPÕE 'THE FUTURE ANGEL'
 
O fotógrafo Ricardo Bellini está entre os 15 artistas que irão participar da exposição ‘Vernissage Coletiva’, de 14 a 28 de março no Coletivo Labs (Marechal Floriano, 1083). No espaço, Ricardo deixará expostas cinco telas que reproduzem o experimento fotográfico intitulado ‘The Future Angel’, baseado na hibridização de elementos de design e moda, com propósito autoral. O ensaio foi protagonizado pela modelo Gabriela Rhein e produzido em parceria com o designer de moda João Maraschin, que atua em produções fotográficas explorando a moda como mecanismo de expressão cultural. O projeto tem patrocínio da Go Image, com make up de Daiane Montes e arte final de Carol Ferreira. Em tempo: nesta quinta-feira, 6 de março, Ricardo abre a exposição ‘Metamorfose’, na Galeria de Artes do Ordovás.
 
         
BEBA MENOS, BEBA MELHOR
 
"Beba menos, beba melhor". É o ótimo e sensato slogan criado pela cervejaria Abadessa. Mais do que um slogan, virou um lema para aqueles que apreciam as verdadeiras cervejas. E dessa bebida o sommelier de cerveja Rodrigo Kahler entende muito! Tanto é assim que o caxiense, sócio-proprietário da Selezione Bier Shop - loja especializada em cervejas, em Caxias do Sul - participa, nos próximos dias 8 e 9 de março, do 1° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em São Paulo. Entre 150 inscritos de todo País, Rodrigo vai testar seus conhecimentos e suas habilidades na degustação e identificação das centenas de tipos de cerveja existentes no mundo. Tudo diante de um júri super qualificado, formado por mestres no assunto, vindos de países como a Alemanha, que faz parte de um dos mais importantes núcleos cervejísticos do mundo. Depois, o sommelier caxiense segue para Blumenau para adquirir ainda mais informações sobre o universo da bebida no Festival Brasileiro da Cerveja.


 
         
FESTA DA UVA 80 ANOS
 
 Filme sobre os 80 anos da Festa da Uva terá duas exibições ao público

 
Lançado em Caxias do Sul no mês de janeiro, o filme-documentário 'Festa da Uva 80 Anos - A Celebração de uma Identidade' terá duas exibições gratuitas ao público durante a festa: dia 25/02, às 21h e dia 4/03, às 22h, junto ao Espaço Som e Luz, no Parque de Eventos. Dirigido por Airton Soares, da CDI Filmes, de Porto Alegre, o longa-metragem resgata a história da festa por meio de imagens e fotografias de acervos pessoais e públicos, imagens produzidas nas edições da festa de 2010 e 2012, além de depoimentos de historiadores e pesquisadores da área como Cleodes Piazza Julio Ribeiro, Luiza Iotti e Véra Stedile Zattera, além de produtores de uva (na foto, Euclides Venturin), jornalistas e empresários. As cenas mais atuais foram gravadas no ano passado em Caxias do Sul e na Itália, em cidades como Gênova, Turim, Verona, Vicenza e Milão.
 
Página: 1 2 »
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação