Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
SISTEMA CONECTA PAIS, VIA SMS, À CHAMADA ELETRÔNICA EM AULA
 
Sistema de controle eletrônico de presença escolar foi desenvolvido de forma pioneira por empresa caxiense e oferece mais segurança aos pais

Nos capítulos do último mês de outubro da novela ‘Amor à Vida’, exibida pela Rede Globo às 21h, a personagem Paloma, interpretada pela atriz Paola Oliveira, descobre que a filha Paulinha (Klara Castanho), escondeu dela e de Bruno (Malvino Salvador) que suas aulas têm terminado mais cedo. Na verdade, Paulinha estava mentindo para se encontrar com o pai biológico, Ninho (Juliano Cazarré).

A atitude de faltar à escola não é coisa de novela, embora este texto queira ressaltar alunos que nem sempre recebem o pontinho de presença muito mais em função do atraso (leia-se pais que atrasam, filhos que acordam tarde, trânsito complicado e dispersão no caminho até a escola), do que pela evasão escolar.

Estamos falando das turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio São João Batista, um dos mais tradicionais de Caxias do Sul que, neste ano, completou 51 anos. Há pouco mais de um mês, os estudantes estão passando por uma experiência que traz mais segurança aos pais: o sistema de controle eletrônico de presença escolar onde, por meio de SMS, os pais ficam sabendo, na hora, se o filho não está em sala de aula.

Batizado de Webmagister, o software – que nada mais é do que uma versão digital do tradicional caderno de chamada - foi desenvolvido e está sendo aplicado pela empresa Tecnosys, de Caxias do Sul, e é inédito no País na forma como é aplicado. A empresa utilizou uma plataforma de desenvolvimento voltada para aplicações em computação em nuvem (Windows Azure), que dá segurança total à aplicação contra invasões de sistema por externos, e proteção contra perdas de arquivos, com sistema de armazenamento geograficamente redundante dos dados.

De posse de um tablet, o professor seleciona a turma que irá trabalhar, visualizando os nomes de todos os alunos da classe. Como há um tempo limite para conclusão da chamada, o sistema obriga o professor a realizá-la, evitando entradas posteriores. “O sistema registra a presença ou não do aluno logo no início da aula, no momento em que o professor inicia a chamada. Mas o foco e a função principal da aplicação é a de avisar os pais por meio de uma mensagem no celular (SMS) da ausência de seu filho em sala de aula ”, explica o sócio da Tecnosys, Jardel Bett.

No momento em que a chamada é realizada, os pais recebem instantaneamente uma mensagem no celular previamente cadastrado, com a informação do período e matéria em que seu filho está ausente. Por enquanto, o Webmagister está funcionando no São João Batista, que abriu as portas para que a Tecnosys pudesse testá-lo nas turmas do Ensino Médio, onde estudam adolescentes de 14 a 17 anos. Além da instalação dos equipamentos de wi-fi necessários, a empresa disponibilizou tablets ao colégio.

Segurança e tranquilidade - Mais do que uma chamada informatizada para o controle da escola, o sistema transmite segurança e, consequentemente, tranquilidade aos pais e/ou responsáveis. De acordo com a coordenadora pedagógica do 6º ano do Ensino Médio do colégio, Marasílvia Zambiasi, a ideia não só está sendo aprovada pelos pais, como também pelos próprios alunos. “O nosso maior problema não era a ausência do aluno, e sim, a questão dos atrasos. Logo nos primeiros dias de funcionamento do sistema, começamos a receber respostas positivas. Por funcionar em tempo real, o mesmo proporciona maior segurança”, afirma.

Assim como para os pais, para o colégio também é um conforto a mais ter a certeza de que o aluno está em sala de aula. Para 2014, o colégio São João Batista manterá o diário de classe informatizado e tem como meta proporcionar este sistema para os demais alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). “O colégio se empenha para manter o conceito de uma escola-família, trabalhando os valores do aluno e aproximando os pais da educação escolar dos filhos. Esta ferramenta vem de encontro ao fortalecimento dos laços de comunicação entre família e escola, agregando segurança a todos”, avalia a diretora do colégio, Irmã Terezinha Navarrete Stefani.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Outros sistemas de chamada no mercado e seus fatores contra.

• Controle por contato visual: exige demanda de funcionários, câmeras e vídeos;
• Controle com chip em roupas: não eficaz por ser facilmente burlado por outros colegas que tenham vestimenta extra. É uma medida que desrespeita os direitos do aluno ao invadir sua privacidade. A prática vai contra o artigo 16 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que regula sobre o direito à liberdade;
• Controle biométrico: operação complexa para grande número de alunos. Demanda pessoal qualificado para constante manutenção.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Tecnosys Soluções em Internet

Aplicativos Web - Sites – Backup na Nuvem - Serviços em Cloud Computing (Windows Azure/ Amazon Web Services)
Contato: Jardel Bett (sócio)
54 3028.4665
www.tecnosys.net.br

Colégio São João Batista
Educação Infantil, Ensino Fundamental , Ensino Médio e Turno Integral

54 3204.5300
www.colegiosjbcaxias.com.br
 
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação