Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
Dermatologia e Oftalmologia veterinárias
 
Especialidades são fundamentais para manter a saúde de cães e gatos em dia

Sabe quando o seu cão vive lambendo, coçando e até esfregando uma área de seu corpo? Pois é, ele pode estar com alguma doença, seja na pele, nos olhos e/ou ouvidos. É a forma que o animal usa para comunicar ao dono de que não está bem, de que há algo que causa desconforto a ele. E já que eles, normalmente, adoram comer, um alerta importante: a falta de fome é sintoma de que o animal tem algum problema.

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o câncer é a principal doença responsável pela mortalidade de cães e gatos. Por isso, a importância de um diagnóstico precoce pode prolongar a vida do animal, já que a expectativa de vida deles é em média 15 anos. No caso dos cães, as doenças variam de acordo com a raça, pois cada uma delas tem predisposições.

Para manter a saúde de cães e gatos em dia, Caxias do Sul já conta com médicas veterinárias especializadas em duas áreas com bastante incidência de doenças nestes bichos: a dermatologia e a oftalmologia. Mônica Cabral e Michele Roos Vieira da Cunha atendem na clínica Chiquivet, na verdade o primeiro centro de especialidades para cães e gatos da Serra gaúcha, localizado em Caxias do Sul.
A dermatologia veterinária é uma área da veterinária que se dedica ao estudo da pele, pelos, unhas e doenças do ouvido. É uma das mais solicitadas especialidades da veterinária, constituindo cerca de 40% das consultas. Alterações dermatológicas podem ter origem primária (doenças da pele e seus anexos) ou secundárias, refletindo doenças hormonais, zoonoses, doenças bacterianas, fúngicas ou parasitárias.

Já a oftalmologia veterinária tornou-se uma especialidade fundamental, pois a incidência de problemas oculares nos animais vem aumentando a cada ano. Muitas das doenças, quando diagnosticadas precocemente são passíveis de tratamento e recuperação. As úlceras de córnea e a ceratoconjuntivite seca estão entre as principais doenças dessa área.

SOBRE AS MÉDICAS VETERINÁRIAS

Mônica Cabral é graduada pela Universidade Federal de Pelotas, pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais pela Equalis(2011) e pós-graduanda em Dermatologia Veterinária pela Laureate International Universities – SP. Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Michele Roos Vieira da Cunha é graduada pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduanda em Oftalmologia Veterinária pela Anclivepa – SP. Sócia efetiva da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – SP.
 
Outras informações:
Dra. Mônica Cabral
Dermatologia Veterinária CRMV-RS 10288
54 9149.7395
mccamaqua@hotmail.com

Dra. Michele Roos Vieira da Cunha
Oftalmologia Veterinária CRMV-RS 08621
54 8412.5594
miches77@gmail.com


 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação