Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
Temporada de Dança
 
 
Espetáculo “O estado em que me encontro” encerra
primeira edição do projeto iniciado em 2011

A programação da Temporada de Dança - projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, encerra sua primeira edição no mês de junho com a apresentação do espetáculo “O estado em que me encontro”, dia 2, às 20h, na Tem Gente Teatrando.

O espetáculo, com direção e atuação do bailarino Adilso Machado, traz a discussão sobre a dança contemporânea como gestor de conhecimento, recorrendo a maneira de adequação da plateia e sua possibilidade de direcionar o seu imaginário: corpo e olhar sobre o espetáculo. A ideia de adequação também está vinculada ao confronto irônico de “liberdade direcionada” pelo jogo de relações estabelecidas entre o conjunto: plateia, artistas e espaço cênico.

“O estado em que me encontro” é uma construção de proximidade entre artista e plateia, seus refluxos, identificações e contradições num jogo de co-dependência de organização no corpo da obra. O espetáculo faz parte da pesquisa pararela do bailarino Adilso Machado, integrante do Grupo Cena 11 Cia. De Dança – companhia de formação e pesquisa em dança, de Florianópolis.

A pesquisa solo de Machado, no entanto, é provocada pelo seu interesse na discussão da perfomance, de ações simples, instalação e no conjunto de artistas de diferentes áreas – músico, artista plástico e bailarino – como forma de organizar a dança e, consequentemente, o pensamento sobre a dança.

Para o diretor, a dança contemporânea não se restringe em técnicas ou movimentos corporais determinados, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai.

“Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, bem como a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática”, explica.

Oficinas de dança | Além da apresentação, Adilso Machado irá ministrar oficinas gratuitas de dança contemporânea, entre os dias 1 e 4 de junho, no Teatro Moinho da Estação. Ele acrescenta que o corpo na dança contemporânea é construído, na maioria das vezes, a partir de técnicas somáticas que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras.

As aulas terão como objetivo condicionar e aumentar a percepção do corpo, refinando a relação entre corpo-mente para auxiliar o participante nas suas atividades profissionais, em especial atores, bailarinos, músicos e atletas que têm no corpo sua principal ferramenta de trabalho. “O intuito do curso é também de agregar conhecimento ao participante, para que este possa posteriormente utilizá-los nas suas atividades diárias”, complementa o diretor e bailarino.

Desde a estreia em agosto de 2011, a Temporada de Dança já trouxe a Caxias do Sul cinco espetáculos de dança contemporânea, uma mostra audiovisual de dança e cinema, além de oficinas. Todas as atividades com entrada franca.

Créditos/fotos: Leonardo Roat, Jackson Nessler e Elisa Schmidt.

PROGRAMAÇÃO

Dia 2 de junho de 2012
Espetáculo | “O estado em que me encontro”
Horário | 20h
Local | Tem Gente Teatrando
Rua Olavo Bilac, 300 – esquina com a Regente Feijó | São Pelegrino.
Entrada franca.

Dias 1, 3 e 4 de junho de 2012
Oficinas de dança contemporânea
Horário | dias 1 e 3/06, das 14h às 17h
Local | Teatro Moinho da Estação | Rua Coronel Flores, 810 – sala 103 | São Pelegrino.
Horário | dia 4/06, das 11h30 às 14h30
Local | Cia. Municipal de Dança | Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Entrada franca.

TEMPORADA DE DANÇA
Realização | Associação Moinho da Estação (AME)
Financiamento | Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Patrocínio | Empresas Randon
Coordenação, planejamento, execução do projeto e informações
Sinara Suzin e Carolina Campos
54 8404.1713 | 54 8104.8221










 
 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação