Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
DOCUMENTÁRIO SOBRE O SARAU JAZZ SERÁ LANÇADO EM ABRIL
 
 Vídeo relembra os seis anos do projeto e a história do jazz

Referência absoluta em Caxias do Sul no jazz, o guitarrista Fernando Aver encara o gênero como uma forma de livre expressão. “Eu tenho uma dificuldade incrível de tocar algo literal, estilo cover. No jazz cada vez que você toca uma música ela vai sair de um jeito diferente”, afirma. Tamanha paixão pelo jazz e toda sua versatilidade sonora deu origem a um dos projetos de música mais interessantes da cidade: o Sarau Jazz.

Com entrada franca, o projeto na área do jazz e da música instrumental acontece em Caxias desde 2010, uma vez por mês na escola de Fernando, a Acordes Jazz Atelier Musical (Rua 13 de Maio, 1392), reunindo alunos, músicos, amigos e admiradores do gênero. “Ainda temos poucos espaços para tocar jazz aqui, então a ideia do sarau veio muito disso. É um encontro musical, mas também didático, com projeções de imagens de fatos e grandes artistas do jazz. As pessoas aprendem, tocam, se divertem”, complementa Aver.

Do êxito do sarau surgiu a iniciativa de fazer um documentário sobre estes encontros. O doc terá sua primeira exibição no mês de abril, quando o jazz completa 100 anos. Com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e apoio cultural das Empresas Randon, “Sarau Jazz – Onde a música acontece!” será lançado no dia 26 de abril, às 20h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro Municipal de Cultura Ordovás.

O documentário traz depoimentos do núcleo fundador do sarau (o músico Fernando Aver e a cantora Mirta Gomez), além de outras 24 pessoas que participaram do encontro durante esses seis anos (incluindo músicos profissionais e amadores, professores de música, artistas, estudantes, profissionais das mais diversas áreas), ressaltando a importância do evento para a construção de público, além de provocar a formação de músicos de jazz.

Com direção de Le Daros, o documentário também conta a história do gênero, tratando de elementos essenciais - incluindo seus protagonistas, artistas homenageados pelo sarau como Miles Davis, Pat Metheny, Billie Holiday, Charlie Parker, entre outros. Para o diretor, o jazz vai na contramão do que se vê hoje em termos de tendências na música. “Hoje a música popular, via de regra, é plastificada, produzida exatamente dentro de alguns moldes industriais. Se pegarmos 30 músicas executadas nas rádios, 10 têm harmonias praticamente iguais e/ou o mesmo arranjo. Já o jazz trabalha na busca de uma linguagem própria, além de sempre estimular o improviso. O músico pode (re)criar na hora, no seu momento e isso é completamente o oposto do rumo que a música vem tomando. Por isso é importante trabalhar esse conceito que o jazz traz, batalhar para preservá-lo, incentivá-lo. O documentário vai mostrar tudo isso”.
 
DOCUMENTÁRIO “SARAU JAZZ - ONDE A MÚSICA ACONTECE!”
Produção, roteiro e direção: Le Daros
Edição e finalização: Lorena Marcos
Diretor de fotografia: Gustavo Lopes
Captação de áudio: Edson Fulber – ELF
Assistente de produção: Rodrigo Motta
Produção executiva: Mirta Gomez
Produção musical: Fernando Aver

DURAÇÃO: 36 min.

OUTRAS INFORMAÇÕES | ENTREVISTAS
Le Daros | Produtor audiovisual
54 99973.7391
Fernando Aver | Músico e professor
54 99122.7046 | WhatsApp: 54 99179.2459
 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação