Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
OS COLONOS ZO SCARPON LANÇA TERCEIRO CD
 
O ano era 2002 e a sensação musical do momento no Brasil eram os Mamonas Assassinas. Aqui na Serra gaúcha, integrantes de grupos musicais conhecidos do público resolveram partir para uma aventura própria e, na onda do sucesso dos Mamonas, criaram um forma divertida de se apresentar nos bailes e nas festas do interior.

Assim nascia o grupo Os Colonos Zo Scarpon, onde os integrantes atuam como personagens. “Na época, nós pensamos em como poderíamos formar um grupo que cantasse as tradicionais músicas italianas, mas com um toque de humor. Pensamos nos figurinos, com trajes de colonos, bem da roça e na nossa apresentação no palco, escolhendo a pessoa certa para interpretar cada um dos personagens. Cantar nem era o mais importante. O que a gente queria era divertir o público”, conta Ben-Hur Toledo, vocalista.

Como num teatro musical, a marca do improviso das encenações, da alegria e da descontração no palco rendem frutos até hoje. Com uma média de dois shows por mês, o grupo que já tem dois CDs, um DVD e uma coletânea, se prepara para lançar o terceiro disco, com recursos do Financiarte. Celebrando 15 anos de carreira, “La Bella Polenta” será apresentado ao público no dia 11 de novembro, às 20h, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul.

“A gente observa que muita gente que faz pesquisa para nos contratar procura por algo mais folclórico. Com esse CD, teremos esse registro de canções, apesar de que 30% do nosso repertório já é folclórico, ainda que as pessoas nos identifiquem mais pelo lado da sátira”, diz Denival Silveira, tecladista e acordeonista.

Além das faixas do folclore italiano, no final do ano passado, com o projeto já no processo de gravação, os integrantes do grupo descobriram durante um baile em Antônio Prado que havia uma música chamada, justamente, Zo Scarpon. Composta ainda em 1988 por Ivo Gasparin, do grupo Ricordi de Flores da Cunha, eles conseguiram incluir essa faixa autoral no CD, totalizando então 14 músicas.

Com direção e produção musical de Magnos Gasparini, que teve toda liberdade para inovar, o disco deve surpreender o público, já que a sonoridade vem com notas e arranjos mais elaborados de velhas canções conhecidas por todos que moram na região. Para Ben-Hur, foi um desafio e tanto gravar este CD em termos de técnica vocal, já que segundo ele as músicas vão soar diferente nos ouvidos de quem já conhece o repertório.

Apesar do nome Zo Scarpon nos remeter diretamente ao idioma italiano, as canções do grupo também são interpretadas com outros sotaques como o polaco, o alemão e o português, e sempre tiveram a intenção de homenagear as pessoas do interior, que migraram das colônias para as cidades sem se desligarem de suas origens e raízes.


LANÇAMENTO DO CD “LA BELLA POLENTA”
Dia: 11/11/17, às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti • Caxias do Sul
Ingressos: R$ 10 (estudantes e sênior) e R$ 20 (público em geral)
À venda na ILAM Escola de Música (Rua Sinimbú, 1294 • sala 4 • esquina com Guia Lopes • 3027.2500), das 9h às 21h, e na Casa da Cultura, das 9h às 17h.

OS COLONOS ZO SCARPON • Luis Rossa (Didio), no baixo; Ederton Pezzi (Nenê), na bateria; personagem Zudite, no back vocal; Ben-Hur Toledo (Sabugoo), no vocal; Claudio Silva (Alemon), na guitarra e Denival Silveira (Nani), no teclado e acordeon.

DISCOGRAFIA • Formado por ex-integrantes de grupos conhecidos como Ego Mecanóide, Itamone, Os Bertussi e Ricordi, Os Colonos Zo Scarpon foi criado em 2002 em Caxias do Sul. Um ano depois eles lançaram o primeiro CD, intitulado “Goma de Mascar”, durante seu primeiro show, nos Pavilhões da Festa da Uva. A proposta foi inovadora, já que o maior desafio era unir a música e o teatro a uma linguagem cômica, com sotaque do dialeto italiano, típico do interior da Serra gaúcha. Desde então, o grupo vem realizando apresentações em feiras, festas e eventos em várias cidades do Sul do País. Em 2008 veio o segundo CD, “Minhas Origens”. Em 2011 eles lançaram um DVD de oito videoclipes, onde os músicos atuam como atores de suas próprias canções. Em 2016 lançaram uma coletânea de 21 músicas já registradas nos dois discos anteriores.

OUTRAS INFORMAÇÕES • CONTATOS PARA SHOWS
Denival Silveira
Tecladista e acordeonista
54 3027.2500 • 54 99997.0069
zo.denival@gmail.com
www.zoscarpon.com.br








 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação