Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
LUIZ CARLOS PONZI LANÇA 'ISABELLA'
 
 Livro traz enredos fictícios entrelaçados a fatos históricos
ocorridos em Caxias do Sul de 1905 a 2005

Ele lê e escreve todos os dias, e sente prazer em estar na companhia dos livros. Conversando com Luiz Carlos Ponzi, 72, é possível ver o quanto este simpático e jovial senhor respira literatura, especificamente, livros de história. Ex-bancário, formado em Direito e tendo concluído a segunda faculdade, de História, com mais de 60 anos de idade, Ponzi diz que já nasceu historiador, tamanha é sua paixão por tudo o que diz respeito às origens, às raízes e à trajetória de um povo, de um lugar, de uma nação.

O envolvimento com a literatura fez brotar o livro de contos ‘Isabella’. Aprovado com recursos do Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul, o livro tem lançamento agendado para o dia 21 de março, das 10h às 12h, na Do Arco da Velha Livraria e Café. ‘Isabella’ (Quatrilho Editorial) tem como pano de fundo fatos históricos ocorridos em Caxias do Sul. Isabella, aliás, é Caxias, ou melhor, Caxias do Sul, já que o escritor faz questão de se referir à cidade mencionando seu nome completo. “Tem Caxias no Maranhão e Caxias no Rio de Janeiro (que seria Duque de Caxias). Por isso acho relevante que a nossa cidade seja, sim, chamada de Caxias do Sul”, complementa.

O pseudônimo da cidade é uma alusão à primeira variedade de uva plantada na região. O livro traz 100 anos historiados, de 1905 a 2005, entrelaçados por uma sequência de contos, com saltos de 10 em 10 anos, que acompanham fatos marcantes da evolução da cidade por meio de enredos fictícios. Seus personagens têm inspiração (ou não) em pessoas que foram protagonistas de tais fatos. Histórias de uma Caxias como ela foi, com os exageros, desvios poéticos e as figuras da imaginação do autor. “São histórias que existiram e também estão ligadas à referências da história mundial que chegaram até aqui”, revela.

A RELAÇÃO COM A LITERATURA - O gosto em ler vem da infância, onde o pai, um amante dos livros, sempre estimulou nos filhos o hábito da leitura. “Meu pai era um intelectual. A biblioteca lá de casa era fantástica. Por isso, eu lia muito. O primeiro romance que abri, ainda na adolescência, foi o clássico da literatura gaúcha ‘O Tempo e o Vento’, que li com a ajuda dele”, recorda.

Ao se aposentar como bancário no ano de 1991, Ponzi conta com bom humor que foi apresentado ao computador e, a partir daí, começou a brincar de escrever, inicialmente somente com temas de história, uma de suas paixões. “Depois passei a escrever contos, sempre com um viés histórico e, mais recentemente, meus contos passaram a abordar qualquer tipo de enredo”.

Segundo o autor, seus escritos nunca tiveram influência de ninguém, nem da esposa, nem dos filhos, nem das namoradas. Ele afirma que já tentou escrever para crianças e adolescentes, mas não deu certo. Então, seu público passou a ficar concentrado nos adultos. “A literatura e o ato de escrever são meus vícios mais fortes. Eu leio e escrevo todos os dias. Não sei dizer como eu escrevo. Eu apenas coloco no computador e os meus escritos vão brotando. Às vezes eu não gosto de nada do que escrevi, mas não apago o escrito, e sim, guardo em algum arquivo para, quem sabe, utilizar um tempo depois”, diz.

Com muita propriedade, o também escritor caxiense Leandro Angonese assim descreve o livro que será lançado pelo amigo: “Ler Ponzi é, ao mesmo tempo, aprender e voltar ao passado, caminhar por ruas íngremes e às vezes empoeiradas, é visitar lugares que marcaram época. É conhecer intimamente Isabella que, de tímida, passa a ser ousada, de inocente a sedutora, de modesta a grandiosa. Isabella, que acolheu e acolhe a todos com generosidade e carinho”.

MAIS SOBRE O AUTOR - Natural de Guaporé (RS), Luiz Carlos Ponzi reside em Caxias do Sul desde fevereiro de 1948. É, portanto, um caxiense por adoção. Contista e historiador, Ponzi formou-se em Direito em 1975 e em História em 2000, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). É autor do livro Bar Treze — Lazer, Política e História, publicado em 2002. Como contista, tem inúmeros trabalhos premiados e publicados em antologias, tais como: Concurso Anual Literário de Caxias do Sul (2004, 2008, 2012 e 2014); Concurso de Contos da Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil, de Brasília (2005); Livro de Família, de São Paulo (2008) e Festa Surpresa, da Bahia (2009).

 
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Isabella’ (Quatrilho Editorial)
Quando: 21/03/15
Horário: 10h às 12h
Local: Do Arco da Velha Livraria e Café (Dr. Montaury, 1570 – Caxias do Sul)
 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação