Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
PAULO RIBEIRO LANÇA 'O PASSO DO SOCORRO'
 
Ainda na quarta série, ele era o primeiro a terminar as redações. Em apenas 15 minutos, os textos estavam prontos para surpresa da professora de Português. Na adolescência, trocava os encontros com os amigos em Bom Jesus para mergulhar nos livros. Já havia descoberto sozinho o mundo da leitura. E assim, por instinto, leu clássicos como Meu Pé de Laranja Lima, Grande Sertão Veredas e as obras completas de duas de suas principais referências literárias: Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. O interessante de toda essa história é que naquela época não havia livraria em Bom Jesus, e Paulo Ribeiro articulava toda a operação de compra dos livros por reembolso postal, tamanha era sua vontade de ler, ler e ler. “E é a descoberta do prazer da leitura que leva à escrita”, reflete o escritor.

Com 25 anos de carreira literária e 13 livros já lançados (o mais recente foi o ‘O Cabelo de Dalila’ em versão digital), Paulo - que também é professor do curso de Comunicação Social da UCS - segue adiante com ‘O Passo do Socorro’ (Ed. Belas-Letras), via Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul. O segundo livro de poemas da trajetória de Paulo como escritor foi lançado no último dia 12 de abril, na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul, e terá outro lançamento, no dia 21 de maio, às 20h, na Palavraria Livraria e Café, durante a Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoA Literária).

Com ilustrações do próprio autor, o fio condutor de ‘O Passo do Socorro’ é o movimento que há entre o cotidiano (passo) e um possível sentido para a vida (socorro). “O socorro é a poesia. Ela vem para nos salvar. É o que sobra dessa trajetória, porque precisamos de alguma razão para estarmos aqui. E quem nos dá essa razão é a poesia”, enfatiza. Conforme Paulo, as gravuras do livro reforçam a reprodução do cotidiano que há por detrás do movimento da escrita. “Quando eu dou esse impulso, eu estou representando. Os poemas e as gravuras são uma representação da realidade”.

‘O Passo do Socorro’ contém poemas escritos desde 2007, oriundos do blog Vitrola dos Ausentes. Além da peculiaridade das gravuras, é um livro para ser degustado. Na forma como foi escrito, é uma poesia questionadora, com nada de respostas, uma narrativa mais solta, com frescor nas palavras e textos arejados, muito próximos da crônica.

E se “autores são atores, livros são teatros”, como disse o poeta norte-americano Wallace Stevens, para Paulo Ribeiro a poesia é, sim, puro teatro: “é a representação do cotidiano que a gente não consegue dar conta, mas quer encontrar um sentido para isso. É o caminho que ultrapassa a realidade para ir em busca de uma outra direção para a vida”.

SERVIÇO
Lançamento 'O Passo do
 Socorro'

Em Porto Alegre
Quando: 21/05/14
Horário: 20h
Local: Palavraria Livraria e Café (Vasco da Gama, 165 – Bom Fim)


OUTRAS INFORMAÇÕES
Paulo Ribeiro
54 3228.2749 | 9112.8998
pauloribeirocxs@hotmail.com
www.vitroladosausentes.blogspot.com/



 
 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação