Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
CIA. MATHEUS BRUSA EM JOINVILLE
 
 Grupo de Caxias do Sul leva à capital da dança arquivos coreográficos
desenvolvidos ao longo de oito anos 

Depois de ter passado pelo 20º Porto Alegre em Cena, pela Mostra de Dança Exercícios Cênicos, em Florianópolis e pelo 4º Caxias em Movimento, em Caxias do Sul, o espetáculo ‘Arquivo – Instância 5’, da Cia. Matheus Brusa segue seu projeto de circulação iniciado em 2013 e aprovado pelo edital Financiarte/2012, da Prefeitura de Caxias do Sul. Desta vez, será apresentado nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2014, às 20h30, no Teatro Juarez Machado, em Joinville.

‘Instância 5’ mostrará estudos flutuantes, móveis e abertos à atualizações, resultados das pesquisas em dança contemporânea que vêm sendo realizadas pelo grupo há oito anos. “Essa definição vem do pensamento de ‘como’ as coisas importam, e não simplesmente ‘o quê’ importa. Sempre existe algo a ser explorado. É uma brincadeira sem fim”, reflete o diretor Matheus Brusa, que recebeu o prêmio de Coreógrafo Revelação do Festival de Dança de Joinville em 2012. Já na edição do ano passado, o bailarino David Cruz foi indicado ao prêmio Revelação e Natália Colombo recebeu o prêmio de Melhor Bailarina do festival. Ambos são integrantes da Cia. Matheus Brusa.

A organização cênica proposta pelo grupo a partir de seu arquivo coreográfico apresentará seis obras coreográficas. Além dos bailarinos, os músicos que integram a Cia. irão executar a trilha sonora no palco. À exceção da obra inédita Hipotálamo, que teve sua estreia no Porto Alegre em Cena, o repertório do espetáculo é composto por readaptações nas coreografias, na iluminação, na trilha sonora e no figurino do grupo. E se toda a obra tem uma mensagem (que pode ser transmitida de várias formas), a questão que a Cia. Matheus Brusa levanta é: quão conscientes estão as influências de cada pesquisa e o que elas podem representar e/ou apresentar. “No nosso trabalho, a mensagem, muitas vezes, é um pouco mais explícita, até pelo uso da linguagem teatral como grande influenciadora”, revela Brusa.

A possibilidade de escolher qualquer temática para trabalhar dentro de um processo de concepção coreográfica e, a partir disso, passar a ter conhecimentos variados, é o que mais fascina o coreógrafo na dança contemporânea. Ele acredita que o bailarino possui autonomia no desenvolvimento do processo, a partir do momento em que assimila os pensamentos conceituais e físicos em pouco tempo. “São pensamentos básicos da parte física, assim como de movimento/tempo/espaço, e a própria intenção de movimento, ou seja, a postura/interpretação/expressão. Assim, acontece a ligação entre o pensamento físico e o emocional”, diz.

AS OBRAS COREOGRÁFICAS - Desde a formação do grupo, 34 obras resultantes de 23 pesquisas já foram concebidas e apresentadas em 11 espetáculos e também de forma fragmentada em festivais de dança. Em 2013, a Cia. já esteve nos eventos A Dança Fora de Si, em Pelotas (RS), Festival de Dança de Joinville e Noite dos Campeões (Festival de Dança de Joinville), realizado no Teatro Ibirapuera, em São Paulo, e na Jornada da Dança, em Salvador. 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Ballet Margô e Cia. Matheus Brusa | 54 3222.5338
Matheus Brusa
54 9183.9102 | ciamatheusbrusa@gmail.com
Katherine Brusa (produtora cultural)
54 9166.9771 | katibrusa@gmail.com



 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação