Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
Entre Nós
 
 
Apresentação de pesquisa leva ao palco
as nuances da dança de salão em tempo real

Com 17 anos de carreira na dança, o coreógrafo e bailarino Giovani Monteiro chegou num momento de inquietude em seu trabalho ligado à dança de salão. E questionou-se: “Ou eu penso naquilo que está sendo dançado ou eu desisto. Não quero mais simplesmente reproduzir os passos sem pensar”. Da inquietude de Giovani surgiu a ideia de pesquisar e questionar a representação do formato pronto (e já conhecido por todos) da dança de salão, e como a conexão entre duas pessoas que estão dançando é importante para a fluidez dos movimentos.

Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto que sai do papel e ganha o nome de ‘Entre Nós’, começou a ser desenvolvido em julho de 2012 por Giovani e pela professora de dança e bailarina Caroline Zini. ‘Entre Nós’ será apresentado no dia 16 de junho, em duas sessões (às 17h30 e às 19h30), no Teatro São Carlos. No palco, o casal também será conduzido pelos músicos Lazaro Nascimento e João Viegas, que irão conectá-los à trilha sonora executada em tempo real.

Nas apresentações, a pesquisa vai sendo, digamos assim, montada na frente do público, por meio da improvisação dos passos dos diversos estilos da dança de salão, que vão se misturando e se integrando. Partindo deste princípio, a primeira sessão não será igual à segunda.

“Dentro do repertório da dança de salão e reorganizando os códigos que todos estão acostumados a ver, encontramos algumas estratégias de presença, e tentamos utilizar esta reorganização dos padrões para deixar o casal em estado de alerta, de atenção ao que acontece entre eles, e entre eles e os músicos”, explica a pesquisadora em dança, Carolina Campos.

Segundo Carolina, o que emergiu de seu encontro com Giovani Monteiro foi a necessidade de recolocar o que é causa e o que é consequência na dança de salão. Ao invés de tomar o show e o exibicionismo como motor para o encontro, foram expostas as relações como causa e a estética como consequência. Com isso, desapareceram alguns estereótipos típicos dos espetáculos de dança de salão (ex.: o malandro associado ao samba) e ressurgiu, mesmo que em palco, a atmosfera do encontro, dos bailes, da relação do casal. Mudamos a forma de expor esse tipo de dança, não o seu conteúdo”, acrescenta Carolina.

Na tentativa de mostrar ao público o que acontece entre um casal que está dançando num baile, e o nível de envolvimento que deve existir entre eles para que a dança possa existir, ‘Entre Nós’ é o exercício de mudar a dança na hora em que ela está acontecendo, mas inserida em uma estrutura já trabalhada. A fluidez dependerá do clima, das interferências sonoras (seja da reação do público, seja da execução da trilha, ao vivo, pelos músicos), bem como da própria sintonia e sincronia do casal.

“Pesquisamos o que seria essencial para se dançar no salão, porque existem vários elementos como o entretenimento e a integração social, que dão forma à dança no salão e que vão além da coreografia. Não queremos com isso nos distanciar da dança que todos conhecem, e sim, mergulhar nas sensações que os diversos estilos proporcionam num baile. Tentamos buscar um jeito de mostrar ao público o que não se vê, mas o que se sente”, analisa Giovani.
 
Para o coreógrafo, a dança de salão pode ser improvisada, já que a diversão que está na origem desta forma de dançar também vem da escolha do passo em cima da hora. “Se você altera, por exemplo, o ritmo de uma passo, muda tudo. A coreografia e a constante apropriação de ‘personagens’ podem limitar a essência da dança de salão, que é a troca de sensações entre duas pessoas. É o prestar atenção no outro, à resposta que vem do outro ao teu estímulo naquele momento. E isso envolve o conduzir e o ser conduzido”.

A parceira de Giovani, Caroline Zini, descobriu que é importante saber conduzir, mas ser conduzido também. “Como eu posso impor aquilo que eu quero, complementando o homem e aproveitando o movimento dele para dançar do meu jeito? Têm momentos que a mulher acaba levando o homem. E ele pode aproveitar o que eu faço para dar sequência ao próximo movimento”, avalia.

A mesma interação entre o casal deve permear a performance dos músicos, se eles irão ou não seguir numa determinada “batida”. Como não há coreografia, não há repertório musical definido. Os músicos também irão se orientar pelas nuances e sensações transmitidas pelo casal, além de ficar de olho nos passos, que darão pistas para aonde o casal está indo.

Em ‘Entre Nós’ a única coisa que está traçada é o desafio ligado ao insólito da apresentação. “Na prática, durante os ensaios, descobrimos que é difícil manter durante todo tempo a conexão entre o casal proposta na pesquisa, porque há muitos elementos de dispersão”, finaliza Giovani.

‘ENTRE NÓS’
16/06/13 | Teatro São Carlos
Sessões | 17h30 (aberta) e 19h30 (R$ 20) – estudante e sênior (50% de desconto).
Obs.: retirada e venda de ingressos no Clube Ballroom (Coronel Flores, 810 – sala 107 – Moinho da Estação) e no Teatro São Carlos (Feijó Júnior, 778 - 2º Andar - São Pelegrino).
Oficinas | Como parte do projeto, três workshops serão realizados nos dias 5, 12 e 19 de julho, das 18h às 20h, no Clube Ballrom.

Outras informações
Clube Ballroom | 54 3223.2159 – 9193.8638
Caroline Zini | 8408.3857

FINANCIAMENTO
Lei de Incentivo à Cultura

 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação