Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
Soluções para memorizar
 
Na edição desta semana da revista O Caxiense, a psicóloga Luciana Mancio Balico dá cinco dicas para, como diz o texto, "aumentar a performance do nosso HD". Ou seja, a nossa memória. Reproduzo abaixo as dicas publicadas na revista:

- Exercícios | Deixe de lado a preguiçosa agenda de telefones do celular. A ideia lembra o famoso jogo de memória. Em pequenos cartões de papel, escreva o nome da pessoa de um lado e o telefone no verso. Mantenha as fichas em ordem alfabética em local acessível. Quando precisar telefonar, pesquise através do nome. "O jogo funciona com crianças e adultos, e acaba deixando o cérebro ativo e não preguiçoso", explica Luciana.

- Palavras cruzadas e sudoku | Palavras cruzadas envolvem o leitor e, segundo a especialista, são uma ótima receita para os mais velhos. "Ajuda tanto para se ter uma boa memória, quanto para aumentar nosso nível de conhecimento". E para quem tem problemas com números, a dica é o jogo sudoku, uma espécie de quebra-cabeça lógico com os números. Luciana sugere a prática de ambos duas vezes por semana.
 
- Alimentação e sono | A psicóloga explica que o sono é fundamental para a formação dos receptores responsáveis pela memória, como a dopamina, noradrenalina, serotonina. "Estes receptores são gerados durante o sono, e começam a se formar na região do cérebro chamada hipocampo", explica. A sugestão é dormir 8 horas por dia.

- Amplie sua rede de amigos | Saia com os amigos, beba (com moderação), vá ao cinema, passeie. A regra é manter uma vida social ativa e se divertir. Segundo Luciana, a falta de atividades deixa o cérebro lento demais para atividades simples, como lembrar o dia de hoje. Aproveite os momentos descontraídos de conversa para exercitar a mente. "A curiosidade não mata e ajuda quando o assunto é memória. Converse e se tiver dúvida, questione".

- Escreva e fale bastante | Escolha uma reportagem desta edição para ler e dividir com alguém. Ler e conversar sobre a leitura é um passo importante para fixação de informações. "Escrever ou publicas ideias através de um blog ou site na internet também vale. O ideal é que seja feito com frequência e não apenas quando realmente precisar da memória", diz Luciana.
 
Fonte: O Caxiense.

Outras informações
Luciana Mancio Balico | CRP 07/13004
Psicoterapia Cognitivo Comportamental
Av. Itália, 482 – sala 1002 – São Pelegrino – Caxias do Sul (RS).
54 9181.4456 | segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 19h.
psicologa@lucianamanciobalico.com
www.lucianamanciobalico.com




 
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação